Horario de Atendimento
Seg. à Sex.: 8 às 18h

Endodontia

Tratamento de canal sem dor !

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

No tratamento Endodôntico é feita à remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente e que recebe o nome de polpa. Ela pode estar sadia ou infectada, e ao ser removida é substituída por um material obturador.

Importante

Um dos sintomas mais característicos é a dor espontânea, isto é, o dente começa a doer sem estímulo de forma latejante. Nesse caso a polpa ainda está viva, porém inflamada e o uso de analgésico não resolve. Quando há morte da polpa, a dor é bem localizada, provocando a sensação de "dente dilatado" e dor ao mastigar. Além disso, ao abaixar a cabeça, o indivíduo tem a sensação de que o dente "pesa".

Quando o tratamento endodôntico não é realizado, o paciente pode desenvolver uma lesão na região apical, na qual acarretará conseqüências mais sérias, tais como: dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sangüínea). Nestes casos, a única solução é a exodontia, ou seja, a extração do dente.

Outros Tratamentos

Veja mais outros tratamentos

Ortodontia
Ortodontia

Atendimento para crianças a partir de 4 anos de idade: Onde já...

Ver Mais
Tratamento para Bruxismo
Tratamento para Bruxismo

Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor,...

Ver Mais
Bichectomia
Bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia plástica simples que está sendo muito...

Ver Mais