Horario de Atendimento
Seg. à Sex.: 8 às 18h

Botox e Preenchimentos

Um novo olhar de satisfação e autoestima para seus dias !

O procedimento para receber a toxina é simples, seguro e efetivo, desde que seja realizado por um cirurgião-dentista qualificado para tal. As aplicações no terço inferior da face devem ser cautelosas, uma vez que os músculos estão ligados a funções fisiológicas específicas. A indicação para os procedimentos de toxina botulínica e preenchimento facial devem ser esclarecidas, assim como o resultado esperado (expectativa) do paciente, duração dos efeitos, as contraindicações e custos dos procedimentos.

É impossível dizer que trataremos apenas de forma terapêutica, pois quando tratamos o músculo masseter (do bruxismo), melhoramos o contorno facial do paciente. Ou seja: a toxina melhora os quadros de dor e a estética do terço inferior da face, que se torna mais afilado e alongado, dando uma aparência mais jovem.

A toxina botulínica e o ácido hialurônico (preenchimento facial) contribuem de forma terapêutica e cosmecêutica, realçando pontos positivos e disfarçando pontos negativos que pioram a estética. Ambos vieram para complementar os procedimentos estéticos e funcionais da odontologia e são seguros mesmo quando usados de forma repetida, desde que observada as normas e técnicas de aplicação. O profissional que determinará quando poderá ser realizada uma nova aplicação. A toxina deve ter um intervalo mínimo de três meses e para o ácido hialurônico não há intervalo, mas lembre-se que o bom senso é o que deve imperar.

As assimetrias faciais devem ser levadas em conta, pois elas existem em todas as pessoas. Quando há mais força de um músculo de um lado em relação ao outro, o movimento pode voltar mais cedo no músculo mais forte. É preciso que isso fique claro! Outros fatores que levamos em consideração são os hábitos de vida, o sexo (homem ou mulher), tipo de pele (grossa ou fina), sedentário ou esportista, todos esses fatores influem na duração do tratamento.

A toxina botulínica se instala aos poucos. Se ela tiver baixo peso molecular, mais lenta ela será. O período que se inicia é por volta do terceiro dia e já apresenta seu completo resultado ao décimo quinto dia. Do mesmo modo, ela vai diminuindo sua efetividade aos poucos, durando em média três meses.  No preenchimento os resultados são quase imediatos. Ao término, as áreas recebidas podem ficar um pouco edemaciadas (inchadas), mas em aproximadamente 10 dias os edemas e possíveis hematomas regridem. A duração média é em torno de 12 meses, ficando um residual de 20% da substância.

Para toxina a pele será preparada com anestésico tópico (pomada) e para o preenchimento facial, lançamos mão dos anestésicos intrabucais (odontológicos).

Outra grande dúvida é sobre a toxina ser ou não tóxica. Para ser tóxica a dose precisaria ser mil vezes maior do que a dose usada nos procedimentos. Quando realizados esses procedimentos, não há necessidade de afastamento das suas atividades diárias, mas recomendamos que após a aplicação seja evitada as atividades físicas, dormir somente após 4 horas (isso para a toxina), não realizar massagens e é sempre bom que esses procedimentos sejam realizados duas semanas antes caso você tenha um importante evento social.

As contraindicações são: gestantes, lactantes, hipersensibilidade a essas substâncias, algumas medicações, distúrbios de coagulação, insuficiência renal ou hepática, processos infecciosos e doenças autoimunes.

Preenchimento facial: ácido hialurônico

É uma substância que o nosso próprio organismo produz, mas que com o envelhecimento, diminui a sua produção e aumenta a sua degradação, diminuído a elasticidade, hidratação e tonificação do nosso corpo. Com o passar do tempo a gordura facial vai mudando de posição e algumas áreas se tornam mais escuras e profundas, como é o caso das maçãs do rosto e dos sulcos que se formam próximo ao nariz.

O ácido hialurônico dá volume e preenche os espaços entre as células, evita a formação de cicatrizes, lubrifica as articulações, hidrata e tem ação anti-inflamatória. Além disso, melhora o contorno facial, deixa a pele com um tom mais homogêneo, restaura a simetria facial. Também é bastante utilizado por pacientes que fazem uso de imunossupressores e pessoas que passaram por cirurgia bariátrica.

À medida que envelhecemos perdemos colágeno, massa óssea e muscular, mudando nossa aparência física. Ainda diminuímos o metabolismo, a produção estrogênica (hormonal) e tendemos a acumular mais gordura. O preenchimento facial pode ser realizado para rejuvenescimento e sustentação das seguintes estruturas: filtro lábio nasal, aumento e definição dos lábios (vermelhão dos lábios), mento (queixo), sulcos profundos (mentolabial, nasolabial), rugas profundas, goteira lacrimal (olheira), Gap (entrada) do mento, linhas de marionetes e contorno facial.

O ácido hialurônico não é uma substância permanente. Já questões de problemas das gengivas muito aparentes, dos lábios caídos ou muito levantados, das dores na articulação da mandíbula, do ranger constante de dentes, do apertamento dental, do não selamento dos lábios e outros relacionados aos músculos da face podem ser resolvidas com o uso da toxina botulínica. Isso em apenas duas consultas: uma de avaliação e a outra de aplicação.

Botox e preenchimento facial na odontologia? Sim! Resultados que podem te levar a exercer apenas as funções ideais da musculatura, livrando você das dores faciais e te deixando ainda mais bonita. Você se lembra qual a expressão da dor? Não é bonita, além de ser muito triste!

Outros Tratamentos

Veja mais outros tratamentos

Tratamento para Bruxismo
Tratamento para Bruxismo

Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor,...

Ver Mais
Lentes de contato
Lentes de contato

O que são Facetas de Porcelana? Um dos procedimentos mais avançados...

Ver Mais
Ortodontia
Ortodontia

Atendimento para crianças a partir de 4 anos de idade: Onde já...

Ver Mais