Horario de Atendimento
Seg. à Sex.: 8 às 18h

Bruxismo

Bruxismo

O que é e como tratar.

   Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo apertamento ou ranger dos dentes de forma involuntária. Pode ocorrer durante o dia, como um hábito de apertamento nos momentos de maior tensão ou durante o sono, ocorrendo em crianças e adultos.

   Muitas vezes o paciente sente uma série de sintomas, como dor na articulaçao têmporo mandibular, confundida às vezes como uma dor de ouvido, dores de cabeça, cansaço e irritabilidade ao acordar, dor inexplicável em alguns dentes. Outras vezes é silencioso e acaba por ser diagnosticado pelo cirurgião dentista.

   Preste atenção na bordas dos seus dentes. O normal é serem bem desenhadas, com angulos arredondados, caninos ponteagudos. No paciente com bruxismo o aspecto é de teclado de piano, pelos desgastes que vão ocorrendo. Olhando os incisivos inferiores pode-se notar a camada interna do dente (dentina), mais amarela, transparecendo pelo esmalte desgastado.

   Existem hoje várias opções de tratamento, lembrando que como as causas são multifatoriais, incluindo fatores emocionais, o tratamento também deve ser individualizado, levando em consideração as particularidades de cada paciente.

   Placas de silicone ou rígidas, uso de medicamentos, toxina botulínica, fisioterapia específica podem proteger os dentes e aliviar os sintomas tão desagradáveis, além de preservarem a articulação de maiores problemas futuros.

 


Veja Também:

Artigos Relacionados

Alimento cariogênico
Alimento cariogênico

Os alimentos cariogênicos, são os que podem contribuir para a...

Ver Mais
Fio ou Fita?
Fio ou Fita?

O fio dental, por ser mais fino facilita o uso em dentes apinhados...

Ver Mais
Invisalign
Invisalign

Com o advento dos alinhadores ortodônticos, muitos pacientes ainda tem...

Ver Mais
Odontologia do Esporte
Odontologia do Esporte

Seja um atleta profissional ou amador, a odontologia pode oferecer,...

Ver Mais